Saiba o que é cultura organizacional e por que ela é importante para a empresa

Na atualidade, as empresas precisam de uma boa estratégia de negócios para se destacarem no mercado e também de uma base sólida que oriente a maneira como todos os membros da organização se relacionam e trabalham em conjunto. Esse alicerce é a cultura organizacional. Embora ela não seja algo tangível, a forma como os colaboradores se comportam, interagem e compartilham valores têm um impacto direto no sucesso da empresa.

De acordo com o Sebrae, “cultura é o resultado de como as pessoas interagem entre si em um ambiente organizacional e como esse ambiente e as interações evoluem e se consolidam através de ritos, sentimentos, percepções, comportamentos e outras questões compartilhadas”.

Portanto, uma cultura organizacional forte é um diferencial competitivo e pode ser a chave para manter a motivação e o engajamento da equipe, além de fortalecer a identidade da empresa no mercado. 

Ao contrário, uma cultura mal estruturada pode gerar desentendimentos, desmotivação e até afetar a produtividade e a rotatividade dos funcionários. Por isso, entender como a cultura impacta todos os aspectos de uma organização é essencial para atingir objetivos e alcançar bons resultados.

Neste texto, conheceremos o conceito de cultura organizacional, sua relevância para as empresas e os efeitos que ela tem no clima organizacional e nos resultados financeiros. Vamos lá?

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é composta por valores, normas e práticas que são compartilhados pelos membros de uma empresa. “A cultura de uma organização é vista como o caráter, a personalidade utilizada como mecanismo de controle organizacional. Neste sentido, ela pode ser entendida como o conjunto de convicções importantes que os membros de uma organização compartilham”, explica o Senac.

Ela envolve padrões de comportamento que são aprendidos dentro da organização e que, com o tempo, tornam-se tão naturais para os colaboradores que passam a ser quase invisíveis, mas fundamentais para o bom funcionamento da empresa. É o que orienta desde a forma como os líderes lidam com os desafios até a maneira como as equipes interagem entre si.

O processo de formação dessa cultura organizacional é contínuo e deve ser alimentado constantemente pela liderança. 

Um dos maiores desafios das empresas é conseguir alinhar todos os membros da organização em torno de um conjunto comum de valores que, em última instância, ajude a atingir os objetivos corporativos. A cultura deve estar em sintonia com os valores que a empresa deseja promover, como: ética, inovação, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

A cultura organizacional e o sucesso da empresa

Uma cultura organizacional forte melhora o clima no ambiente de trabalho e pode gerar grandes vantagens competitivas, pois influencia diretamente a motivação e o engajamento dos colaboradores, fatores essenciais para o aumento da produtividade. 

Quando os funcionários se sentem parte de uma cultura que compartilha seus valores e objetivos, eles tendem a se dedicar mais ao trabalho e a apresentar um desempenho superior.

Além disso, uma cultura organizacional sólida também facilita a atração e retenção de talentos. Profissionais altamente qualificados buscam empresas que compartilhem seus valores e que proporcionem um ambiente de trabalho que estimule o crescimento pessoal e profissional. 

Empresas que falham neste aspecto enfrentam altos índices de turnover, o que gera custos adicionais com recrutamento e treinamento de novos colaboradores.

Outro ponto importante é que a cultura organizacional afeta diretamente a imagem da empresa no mercado. Organizações que mantêm uma cultura sólida, promotoras de boas práticas e valores éticos, são vistas com mais respeito tanto pelos consumidores quanto pelos outros players. Isso pode se traduzir em mais confiança e fidelidade dos clientes, o que impacta diretamente nos resultados financeiros da empresa.

Cultura organizacional e os pressupostos psicossociais

O Senac compartilha que a cultura organizacional envolve um conjunto de pressupostos psicossociais. Vamos entender melhor cada um deles!

Normas: regras ou padrões de conduta nos quais os colaboradores da organização se enquadram.

Valores: normas e valores se inter-relacionam. O conjunto de fatores que os colaboradores julgam positivo ou negativo na organização constitui o seu sistema de valores.

Poder: algumas questões devem ser levadas em conta, como quem tem o poder na organização, o grau de centralização ou de descentralização da autoridade e quem determina as recompensas.

Recompensa: equivale a valorizar não só o colaborador que se destaca, mas também estimular os menos dedicados.

Esses quatro pressupostos servem para fazer o diagnóstico organizacional, permitindo entender como a organização opera sob a ótica do comportamento humano. 

É importante ressaltar que a cultura organizacional desempenha três funções principais, são elas: facilitar a integração entre seus membros; servir como referência na resolução de problemas e, por fim, contribuir para a redução da ansiedade.

Elementos da cultura organizacional

Segundo o Senac, alguns aspectos da cultura de uma empresa se refletem na maneira como ela conduz seus negócios e interage com clientes e colaboradores, no nível de autonomia concedido aos departamentos e na liberdade que os funcionários possuem.

Entre os principais elementos da cultura organizacional, podemos destacar:

  • Inovação e ousadia: empresas que incentivam a inovação e a criatividade encorajam seus colaboradores a apresentar novas ideias.
  • Atenção aos detalhes: valorizar a precisão e a análise minuciosa no trabalho dos colaboradores.
  • Foco em resultados: grau em que a administração se concentra mais nos resultados do que nas técnicas utilizadas para alcançá-los.
  • Concentração nas pessoas: empresas que priorizam o impacto de suas decisões sobre os colaboradores criam ambientes de trabalho mais saudáveis e colaborativos.
  • Trabalho em equipe: cultura de trabalho colaborativo que tende a focar mais no trabalho em grupo do que nas conquistas individuais.
  • Competitividade: algumas organizações favorecem uma postura competitiva para atingir seus objetivos.
  • Estabilidade: a cultura de certas empresas pode priorizar a manutenção da estabilidade em vez da mudança constante.

Construir e manter uma cultura organizacional forte exige tempo e comprometimento contínuo, especialmente da liderança e do RH.

O papel do RH na cultura organizacional

Antes de falar do papel do departamento de Recursos Humanos (RH) em relação à cultura organizacional, precisamos falar sobre missão, visão e valores de uma empresa.

A missão é a frase que responde por qual motivo aquele negócio foi criado. Por que ele existe?

a visão é uma espécie de reflexão aonde a empresa quer chegar no futuro. 

Por fim, os valores são os princípios que toda a equipe deve seguir. Todos devem estar em uma mesma sintonia. 

O RH desempenha uma função importante na criação e preservação da cultura organizacional, garantindo que os valores e a missão da empresa sejam vividos e promovidos por todos. Entre as ações que o RH pode implementar estão:

  • Definir e comunicar valores claros: os valores da empresa precisam ser autênticos e amplamente comunicados a todos os colaboradores. Eles devem orientar o comportamento e as decisões dentro da organização.
  • Promover a transparência e comunicação aberta: a transparência fortalece a confiança dentro da empresa e facilita a colaboração.
  • Incentivar a diversidade e inclusão: o RH deve assegurar que todos os colaboradores, independentemente de suas diferenças,sintam-se respeitados e valorizados.
  • Reconhecer e recompensar comportamentos alinhados aos valores: reconhecer colaboradores que exemplificam os valores da empresa reforça a cultura organizacional e a motivação da equipe.
  • Desenvolver líderes que promovam a cultura: investir em programas de treinamento de liderança é essencial para garantir que os líderes disseminem a cultura de forma eficaz.

Cultura organizacional é uma das bases do sucesso

A cultura organizacional é a base para o sucesso de uma empresa. Ela influencia as interações, as decisões e as relações entre os colaboradores, criando um ambiente mais coeso e produtivo.

Quando todos na empresa compartilham uma cultura bem definida, as metas individuais se alinham às da organização, fortalecendo o ambiente de trabalho. 

Investir na cultura organizacional é investir no futuro da empresa, criando um ambiente que atrai e retém talentos e fomenta inovação. E, em um mercado competitivo, isso pode ser um grande diferencial.

Conte com a RP Ponto

A RP Ponto, que já atua em 150 cidades em todo o Brasil, oferece consultoria especializada para gerenciar a coleta e análise dos dados de ponto dos seus colaboradores, seja no escritório, na loja, em campo ou em home office. 

A equipe da RP Ponto cuida de todo o processo, gerando relatórios completos e precisos, para que o RH possa focar em atividades estratégicas, como a implantação e fortalecimento da cultura organizacional da empresa, enquanto garante o controle eficiente da jornada de trabalho.

Entre em contato para mais informações. 

Quociente emocional
Engajamento e Produtividade no Trabalho

O que é o Quociente Emocional?

O Quociente Emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções e, no mundo corporativo, também as dos colegas de trabalho. Saiba mais!

Leia mais
Duas mãos se cumprimentam com um aperto firme sobre uma mesa com papéis e uma pasta amarela, sugerindo um ambiente corporativo.
Gestão de Ponto e Controle de Jornada

Os profissionais PJ também devem bater ponto?

O mercado de trabalho brasileiro passa por transformações diariamente, seja no perfil dos trabalhadores, das empresas, ou até nos modelos de contratação. Com essas modificações,

Leia mais