Rage applying: o que é, por que isso acontece e como frear nas equipes

Nos últimos anos, o cenário pós-pandemia trouxe diversas novidades ao mundo corporativo. Viu-se a consolidação da modalidade de trabalho remoto, que permitiu a derrubada das fronteiras geográficas, a realização de reuniões virtuais e a chegada de novos termos, entre eles o “rage applying”.

Porém, enquanto algumas transformações vieram para mudar positivamente a rotina de colaboradores e empresas, outras, como o conceito de rage applying, surgiram para externar a frustração e a desmotivação dos profissionais com seus empregos atuais.

Confira no blog da RP Ponto o que é o rage applying, como essa tendência pode impactar a equipe e como a empresa pode agir para evitar que ele se espalhe. Acompanhe!

O que é rage applying e como ele acontece?

A insatisfação com o trabalho pode afetar os profissionais de diferentes formas, principalmente a produtividade, o que acaba impactando toda a equipe.

Um levantamento feito pela Serasa e divulgado em maio de 2025 mostrou que 68% dos profissionais afirmaram estar insatisfeitos com o salário, e 21% sentiam falta de oportunidades de crescimento em seus trabalhos.

Além da insatisfação com a remuneração e da estagnação profissional, podem surgir desmotivações relacionadas à liderança rígida, cobranças e pressão excessiva, falta de reconhecimento e feedback, clima organizacional desajustado e pouca flexibilidade.

Esse cenário pode levar alguns profissionais a procurarem novas oportunidades e vagas mesmo quando ainda estão empregados, prática conhecida como rage applying, que pode ser traduzida como “aplicação por raiva”.

Essa busca não é impulsionada pelo desejo de posições melhores ou mais elevadas, mas apenas pela desmotivação com o emprego atual.

Como o rage applying afeta a empresa?

Profissionais insatisfeitos resultam em equipes mais fragilizadas, menos produtivas e menos engajadas, o que impacta toda a empresa, desde a qualidade das entregas até o clima organizacional.

Os principais problemas que o rage applying pode trazer para as empresas são:

  • O colaborador deixa de direcionar energia para as atividades do dia a dia e passa a focar tempo e atenção na busca por novas oportunidades, entrevistas e testes;
  • Aumento da rotatividade de profissionais, conhecido como turnover, o que eleva também os gastos com rescisões e novas contratações;
  • Prejuízo à reputação da empresa, dificultando a atração de talentos e profissionais qualificados;
  • A insatisfação se espalha. Conversas sobre sair, críticas e desânimo afetam o moral da equipe;
  • A empresa perde profissionais experientes e o conhecimento que eles têm, impactando a continuidade dos processos;
  • Mesmo antes de sair, a pessoa já se “desliga” emocionalmente da empresa, cumprindo tarefas no automático, participando menos e evitando se envolver em projetos.

Como evitar que o rage applying se espalhe entre a equipe? 

Para impedir que episódios de rage applying ocorram na empresa, líderes e gestores precisam aplicar algumas estratégias e práticas simples, mas com grande potencial para aumentar a motivação dos profissionais.

Adotar a cultura de feedback, que traz reconhecimento, orientações e valorização dos pontos fortes dos profissionais, é um caminho que pode motivar e engajar o colaborador. 

Junto a isso, é possível estruturar planos de desenvolvimento de carreira, oferecendo oportunidades de crescimento e novas funções, o que, consequentemente, pode elevar a remuneração.

O alinhamento dos valores organizacionais com a prática de ouvir os colaboradores com empatia e escuta ativa torna o ambiente mais motivador e colaborativo.

Quando possível, as empresas podem proporcionar mais flexibilidade na modalidade de trabalho e nos horários, o que contribui para uma rotina mais fluida e evita sobrecargas emocionais.

Conte com a RP Ponto para garantir a produtividade da sua empresa! 

O bom funcionamento do controle de jornada também é importante para manter a satisfação, a motivação e a produtividade dos colaboradores.

Com jornadas corretamente contabilizadas, é possível assegurar os pagamentos devidos e em dia, o que contribui para a transparência nas relações de trabalho, reduz conflitos e fortalece a confiança entre empresa e colaboradores.

Na RP Ponto sua empresa encontra os melhores equipamentos e softwares para registro da jornada de trabalho.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos produtos e soluções