Por que migrar do controle manual para o ponto eletrônico?

Controlar a jornada de trabalho dos funcionários é uma das principais funções administrativas de uma empresa. Com o avanço da tecnologia, o ponto eletrônico tornou-se uma ferramenta indispensável para executar essa tarefa e garantir o cumprimento da legislação trabalhista. 

Durante muitos anos, era comum que o controle das jornadas fosse feito de forma manual. No entanto, esse modelo representa maior risco de erros, que podem comprometer o fechamento. 

Conheça a seguir como a migração do controle manual para o ponto eletrônico pode beneficiar as empresas e facilitar processos. 

Por que o controle de ponto é importante? 

O controle de ponto é o acompanhamento da jornada dos funcionários. É por meio dele que a empresa consegue registrar entradas, saídas, atrasos e intervalos para o almoço dos funcionários. 

Esses dados são fundamentais para o fechamento correto da folha de pagamento. Além disso, o registro da jornada é uma exigência legal prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Com o controle feito corretamente, a empresa evita multas trabalhistas e assegura que esteja em conformidade com normas como o pagamento de horas extras, concessão de intervalos obrigatórios e administração de banco de horas. 

Benefícios 

Um registro preciso promove transparência e confiança entre empregadores e funcionários, reduzindo conflitos relacionados às horas trabalhadas. Além disso, monitorar os horários permite identificar gargalos e melhorar a eficiência operacional da empresa.

O controle adequado também ajuda a evitar pagamentos indevidos de horas extras ou jornadas excessivas que impactam o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.

Limitações do controle de ponto manual 

Antes do ponto eletrônico, o controle da jornada de trabalho era feito de forma manual. Porém, esse tipo de sistema apresenta diversas desvantagens. Uma das principais é o fato dessa forma  de preenchimento estar mais vulnerável a erros humanos e até mesmo a manipulações. 

Além disso, auditar informações em um sistema manual pode demandar tempo e recursos da empresa. Com isso, o responsável pelo controle não poderá ter uma gestão automatizada que facilite a análise de dados.  

As vantagens do ponto eletrônico 

O controle de ponto eletrônico pode ser extremamente vantajoso em diversos aspectos para as empresas. Um deles é que a tecnologia elimina erros humanos durante o processo, garantindo maior precisão e confiabilidade. 

Os sistemas de ponto eletrônico podem ser integrados a softwares de gestão, permitindo a consolidação de dados e a geração de relatórios automáticos. Isso facilita a auditoria, o monitoramento e a adaptação para as necessidades específicas de cada empresa. 

Empresas que adotam esse sistema também conseguem otimizar o tempo gasto no controle de jornadas, reduzindo a carga administrativa e aumentando a produtividade da equipe de RH.

Embora a implementação de sistemas eletrônicos envolva um investimento inicial, ele se paga rapidamente ao reduzir custos com auditorias, eliminação de fraudes e otimização do pagamento de horas extras.

Como fazer a transição do controle manual para o ponto eletrônico

Ao adotar o ponto eletrônico, é muito importante que a empresa seja transparente. Sendo assim, toda a equipe deve ser comunicada sobre a mudança e os motivos dela estar sendo feita.

O ideal é apresentar as vantagens do ponto eletrônico para o funcionário, demonstrando o quanto a implementação desta tecnologia pode ajudá-lo nos registros de jornada, dando maior transparência em relação ao tempo de trabalho deles. 

Para que a implementação seja integrada à realidade do colaborador, é necessário criar políticas claras sobre o registro do ponto eletrônico. Isso inclui diretrizes gerais e informações sobre horas extras, faltas e atrasos. 

A adoção de uma nova ferramenta também exige que a empresa prepare um treinamento. Esse é o momento em que as principais informações sobre o sistema são disponibilizadas aos colaboradores. 

Adotar um sistema de ponto eletrônico não é apenas uma questão de modernização, mas uma forma de valorizar os colaboradores, garantindo que seus direitos sejam respeitados e que sua jornada de trabalho seja registrada de maneira justa.

Tenha mais facilidade com a RP Ponto

A RP Ponto oferece soluções completas para facilitar a administração da jornada de trabalho nas empresas. São mais de 5 mil funcionários controlados em 150 cidades de norte a sul no Brasil. 

Nossos produtos incluem relógios de ponto, catracas de acesso e softwares desenvolvidos para simplificar a rotina administrativa. Tudo isso com uma consultoria especializada que gerencia e analisa dados para a elaboração de relatórios detalhados e precisos. 

Entre em contato conosco e tenha mais segurança e praticidade na sua empresa. 

Quociente emocional
Engajamento e Produtividade no Trabalho

O que é o Quociente Emocional?

O Quociente Emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções e, no mundo corporativo, também as dos colegas de trabalho. Saiba mais!

Leia mais
Duas mãos se cumprimentam com um aperto firme sobre uma mesa com papéis e uma pasta amarela, sugerindo um ambiente corporativo.
Gestão de Ponto e Controle de Jornada

Os profissionais PJ também devem bater ponto?

O mercado de trabalho brasileiro passa por transformações diariamente, seja no perfil dos trabalhadores, das empresas, ou até nos modelos de contratação. Com essas modificações,

Leia mais