A gestão da jornada de trabalho evoluiu de forma significativa nos últimos anos. Um dos maiores exemplos desse avanço é a adoção de tecnologias para substituir o controle manual. Nesse contexto, dois modelos se destacam no mercado: ponto digital e biometria.
Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o Brasil fechou o ano de 2025 com 49 milhões de trabalhadores formais. Nessa modalidade de emprego, é fundamental que as empresas estejam preparadas para realizar um controle de jornada preciso.
Entenda, no texto a seguir, as principais características do ponto digital e da biometria.
O que é ponto digital?
O ponto digital é um sistema eletrônico de controle de jornada que registra entradas, saídas, intervalos e horas extras por meio de plataformas digitais. Ele pode funcionar em computadores, tablets, smartphones, totens ou relógios de ponto eletrônicos conectados à internet.
Diferentemente dos métodos tradicionais, o ponto digital armazena as informações em ambiente online, geralmente em nuvem, permitindo acesso remoto, relatórios automáticos e integração com sistemas de folha de pagamento e RH.
No controle de ponto, ele é usado para garantir que o registro seja feito pelo próprio colaborador, evitando fraudes, como o famoso “bater ponto para o colega”.
O que diz a legislação sobre o controle de ponto por biometria?
Desde 2011, os sistemas alternativos de registro de ponto são legalmente permitidos para as empresas. A legislação mais recente foi estabelecida pela Portaria 671, que regulamenta as especificações para o controle de jornada por biometria.
Vale ressaltar que a CLT determina que empresas com mais de 20 colaboradores adotem uma forma de controle da jornada de trabalho, conforme o artigo 74.
O que é o ponto de biometria?

Também conhecido como ponto digital biométrico, essa modalidade consiste em fazer o registro da jornada de trabalho por meio da biometria, um conjunto de características biológicas usadas para a identificação de pessoas.
Atualmente, existem diversas formas de identificação, são elas: digitais dos dedos, olhos e voz. Essa tecnologia é aplicada também em outras situações, como, por exemplo, abrir portas com fechaduras digitais ou desbloquear a tela do celular.
Ponto digital x biometria: qual a diferença?
A principal diferença entre as duas modalidades é que a biometria é um meio de autenticação, enquanto o ponto digital é um sistema completo de gestão de jornada.
De forma simples, o ponto digital é o ecossistema que gerencia horários, dados, relatórios e conformidade legal. Já a biometria é a tecnologia específica para identificar o colaborador no momento do registro.
No ponto digital, o registro pode acontecer de diversas maneiras, inclusive remotamente. Esse modelo é ideal para trabalho remoto, empresas que possuem funcionários externos ou operações em escalas flexíveis.
Já a biometria exige a presença física do colaborador no local onde o leitor biométrico está instalado. Com isso, o RH pode manter maior controle em operações presenciais e evitar possíveis fraudes no registro.
Por que adotar o relógio de ponto com biometria?
O controle de ponto por biometria é fácil e rápido de usar, facilitando a experiência do colaborador, que não precisará marcar manualmente ou memorizar senhas. Isso economiza tempo para todos na empresa.
O registro automatizado por meio da biometria também minimiza erros humanos comuns em métodos tradicionais, como o erro de marcação de horário, que é praticamente eliminado.
A biometria ainda garante que apenas o próprio funcionário possa registrar sua entrada e saída. Isso elimina a possibilidade de fraudes, como a marcação de ponto por terceiros.
Otimize os processos da sua empresa com a RP Ponto!
A RP Ponto oferece a solução completa em gestão de jornada que vai transformar a maneira como a sua empresa administra sua equipe. Nós oferecemos:
- Consultoria especializada, com análise detalhada dos dados de ponto;
- Tratamento inteligente de dados, com cálculos precisos de horas extras, faltas e compensações;
- Eficiência operacional para redução significativa do tempo gasto no processamento de ponto e minimização de erros humanos.
Entre em contato conosco e saiba como implementar essa solução na sua empresa.
