O departamento de Recursos Humanos (RH) de uma empresa tem muitos dados para serem analisados, e muitas decisões a serem tomadas, que podem impactar a vida de vários (ou todos) os colaboradores da instituição. É nessa hora que o People Analytics pode ajudar.
Com ele, o RH poderá coletar, organizar e interpretar informações sobre o desempenho, engajamento e satisfação dos colaboradores. Dessa forma, é possível diminuir o turnover, identificar colaboradores com maior potencial e planejar treinamentos adequados.
Continue a leitura para entender o conceito, o funcionamento e os benefícios do People Analytics.
Por dentro do conceito de People Analytics
Ao utilizar dados estruturados para analisar diferentes aspectos relacionados aos colaboradores de uma empresa, damos o nome de People Analytics.
Quando avaliações, feedbacks e indicadores de desempenho, por exemplo, são coletados por meio de sistemas, a instituição consegue fazer análises mais aprofundadas e relatórios mais completos que apoiam as decisões da gestão.
Com o People Analytics, é possível medir com mais clareza o impacto das iniciativas de RH, elevando o setor a um papel estratégico dentro de cada companhia.
Coleta e análise de dados no RH
O pontapé inicial com o People Analytics é reunir os dados dos sistemas internos da empresa, de pesquisas, de avaliações ou outras fontes, garantindo um panorama de todo o comportamento organizacional.
Em seguida, com os dados em mãos, é hora da empresa fazer a análise. É nesta etapa que são identificados padrões, tendências e relações relevantes, que possibilitam compreender quais são os fatores que influenciam na satisfação, na produtividade e no engajamento dos funcionários, tornando os processos de gestão mais eficazes.
Dessa forma, o departamento de RH pode atuar de forma estratégica, apoiando as lideranças na tomada de decisões sobre as contratações, os treinamentos e as políticas de retenção.
Quais são os benefícios do People Analytics?
Entre as inúmeras vantagens podemos destacar a redução do turnover e a identificação de talentos, possibilitando ao RH ser um agente certeiro da estratégia corporativa, usando informações objetivas e práticas para apoiar as decisões da liderança.
Vamos entender melhor cada um dos benefícios.
Redução do turnover
Ninguém quer uma empresa com alta rotatividade de funcionários, não é mesmo? Por isso, entender os motivos que levam os colaboradores a deixarem a empresa é um dos principais pontos possíveis de serem analisados com o uso do People Analytics.
Quando o RH entende, de fato, o que aconteceu para que alguém pedisse demissão, ele consegue implementar ações preventivas, como ajustes no ambiente de trabalho ou programas de reconhecimento, minimizando desligamentos futuros pelo mesmo motivo.
Tudo isso contribui para a retenção de talentos e redução nos custos com novas contratações, melhorando o bem-estar no ambiente corporativo.
Identificação de talentos
Em meio a tantos talentos dentro de uma empresa, identificar aqueles com alta performance ajuda a tomar decisões mais precisas quando é necessário fazer uma substituição, seja para cobrir férias, licenças ou até mesmo em casos de aposentadorias e demissões, melhorando os planos de carreira, incluindo sucessões.
Com o People Analytics, o RH conseguirá identificar, de maneira muito mais fácil e ágil, aqueles colaboradores que têm potencial para assumir novos desafios ou liderar projetos.
Medição de produtividade
Em algumas empresas é preciso monitorar a produtividade, seja individual ou de um departamento inteiro.
A tecnologia do People Analytics possibilita acompanhar os indicadores de produtividade de forma contínua. E por que isso é bom? Porque ajuda a identificar alguns gargalos, otimizar processos e alinhar metas individuais (ou em grupo) às estratégias da empresa.
Planejar os treinamentos
A empresa precisa reconhecer possíveis lacunas de conhecimento e habilidades nas equipes que compõem o negócio.
E são as análises feitas a partir dos dados coletados com o People Analytics que permitirão colocar em prática o planejamento de treinamentos e capacitações necessários, assegurando que os investimentos em desenvolvimento sejam direcionados às reais necessidades dos colaboradores.
People Analytics e Big Data: uma parceria para decisões mais estratégicas
O conceito de Big Data refere-se à capacidade de coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados vindos de diversas fontes, incluindo sistemas internos, redes sociais e registros digitais.
Quando aplicado ao RH, o Big Data é capaz de oferecer uma base robusta para o People Analytics, que utiliza essas informações para gerar análises detalhadas e apoiar decisões estratégicas na gestão de pessoas.
A integração entre People Analytics e Big Data permite que as empresas antecipem desafios como rotatividade, falta de engajamento e gaps de habilidades, criando soluções personalizadas e eficazes.
Além dos benefícios já conhecidos do People Analytics, o uso combinado com o Big Data amplia a capacidade de identificar tendências, melhorar processos internos e aumentar a eficiência do RH.
É essa combinação que fortalece o papel do setor como parceiro estratégico da empresa, fornecendo dados confiáveis e insights para conduzir mudanças positivas.
Soluções RP Ponto para melhorar o seu RH
Monitorar, analisar e melhorar cada departamento de uma empresa faz parte do dia a dia do departamento de Recursos Humanos.
Com o People Analytics é possível transformar dados em decisões estratégicas importantes, promovendo o desenvolvimento de cada colaborador, melhorando e maximizando os resultados que vão se refletir nos lucros do negócio.
Entre em contato e conheça as soluções da RP Ponto. Venha descobrir como apoiar sua equipe a alcançar melhores resultados por meio do uso inteligente de dados.


