Ownership: por que esse perfil faz a diferença nas empresas?

Com a chegada de um novo ano, muitas empresas passam por reformulações com o objetivo de engajar e aumentar a satisfação e a produtividade de suas equipes. Dentre essas mudanças, diversas corporações começam a estimular profissionais com o perfil ownership

Esse conceito, que traduzido para o português pode ser chamado de “sentimento de dono”, é um conjunto de atitudes adotadas pelo profissional que visa contribuir para a empresa, cuidando não apenas de suas tarefas individuais, mas da organização como um todo.

A postura do colaborador com perfil ownership faz com que ele assuma responsabilidades, busque resultados e atue com mais proatividade e comprometimento, tomando decisões focadas no impacto em toda equipe

Confira com o blog da RP Ponto mais sobre o colaborador com perfil ownership e como ele pode melhorar a produtividade da empresa. Saiba mais! 

Quais as características de um colaborador com perfil ownership? 

Diferente do que muitos possam pensar, o colaborador ownership não é aquele que age como dono no sentido de posse, mas sim aquele que desenvolve uma mentalidade de cuidado com os negócios e seus resultados.

Esse tipo de colaborador executa suas tarefas com responsabilidade e proatividade, buscando soluções e assumindo uma certa “obrigação” com resultados satisfatórios. 

As principais características do profissional ownership são: 

  • Assume o problema da empresa ou de outros colaboradores como seu;
  • Busca soluções do início ao fim;
  • Não transfere responsabilidades para outros colaboradores;
  • Se preocupa com o resultado final, não apenas com a execução. 

Qual é o papel do colaborador ownership para as empresas? 

Para as corporações, independentemente do segmento, ter em sua equipe profissionais com perfil ownership é vantajoso por diversos motivos. 

Como informado no site da Gupy, pesquisas recentes da Gallup revelam que empresas que incentivam a cultura de profissionais ownership tem até 17% mais produtividade e 21% mais lucratividade

Os principais benefícios são: 

  • Otimização na qualidade dos resultados e entregas; 
  • Aumento da produtividade de toda a equipe;
  • Redução de custos e de retrabalhos;
  • Maior engajamento e estímulos na inovação e criatividade do time;
  • Tomadas de decisões mais acertadas;
  • Retenção de talentos;
  • Ambiente de trabalho e clima organizacional mais colaborativos. 

Como as empresas podem incentivar os profissionais ownership?

As corporações podem instigar a mentalidade de ownership de diferentes maneiras, criando um ambiente onde os seus colaboradores se sintam confiantes, responsáveis e reconhecidos pelas suas contribuições nos resultados.  

Confira as principais estratégias:

  • Definir objetivos claros e alcançáveis: os profissionais passam a assumir com mais confiança as responsabilidades quando sabem qual é o objetivo, quais resultados são esperados e como o desempenho será avaliado;
  • Autonomia com responsabilidade: o ownership só acontece quando o profissional tem autonomia para decidir e agir, com delegação de responsabilidades, sem microgestão, e com foco no o que deve ser entregue, não no como fazer;
  • Estimular a tomada de decisão: empresas que punem erros enfraquecem o ownership. Para fortalecê-lo é essencial incentivar testes e melhorias e encarar erros como aprendizado; 
  • Compartilhar informações estratégicas: quanto maior a transparência sobre metas da empresa, resultados financeiros, desafios e prioridades, maior é o senso de pertencimento dos profissionais; 
  • Criar incentivos alinhados a resultados: bonificações, participação nos lucros (PLs) e metas coletivas reforçam a ideia de que o sucesso da empresa é o sucesso de todos e que cada decisão importa.

Como o sentimento de pertencimento melhora a produtividade da equipe?

Com o sentimento de pertencimento que o ownership gera, toda a equipe se beneficia. Observa-se uma melhora na produtividade do time, pois os profissionais passam a se envolver mais com o trabalho, deixando de agir apenas por obrigação.

Quando o profissional se sente parte do todo, sua postura muda, impactando diretamente no engajamento, satisfação e nos resultados.

A RP Ponto ajuda sua empresa a engajar ainda mais sua equipe! 

Além de contar com profissionais com perfil ownership, utilizar sistemas de registro e controle de ponto eficientes e seguros estimula ainda mais a confiança e a satisfação dos colaboradores.

Na RP Ponto sua empresa encontra os melhores equipamentos e softwares para registro da jornada de trabalho, garantindo pagamentos corretos e cumprimento exato das horas trabalhadas. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos produtos e soluções