Os seus colaboradores demonstram engajamento com as metas da empresa?

Sabia que o engajamento interno é um dos principais fatores para o sucesso organizacional?

Ele, nada mais é, que o nível de envolvimento, empenho e comprometimento que os profissionais demonstram com as suas demandas e com as metas da organização. 

E, quando os colaboradores estão verdadeiramente engajados, eles se sentem conectados emocionalmente com a organização e com as suas demandas diárias.

Tudo isso impacta tanto a sensação de bem-estar, pertencimento e identificação, quanto a busca por resultados cada vez melhores.

O que “engajamento” significa?

Quando aplicado ao contexto corporativo, “engajamento” faz referência ao nível de comprometimento emocional e intelectual que os colaboradores têm em relação à empresa e às suas funções

Isso envolve a disposição para realizar tarefas, a identificação com os valores e objetivos da empresa, o senso de pertencimento e a vontade de contribuir para o sucesso organizacional. 

Profissionais engajados são mais motivados e costumam contribuir ativamente para o sucesso da organização, demonstrando dedicação e proatividade em suas atividades diárias. 

E esse engajamento é fundamental para o desempenho organizacional, porque impacta diretamente na produtividade, na inovação e na retenção de talentos, criando um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.

Por que ele é tão importante?

Dados indicam que profissionais engajados impactam, diretamente, o cumprimento de metas e os resultados das empresas, por exemplo:

  • Segundo relatório da empresa global Gallup, profissionais engajados são 23% mais produtivos que a média.
  • O estudo também demonstra que nas empresas onde há mais engajamento dos colaboradores, o turnover cai em média 51%, criando um ambiente de maior estabilidade e reduzindo custos de recrutamento.
  • E o bem-estar dos funcionários também melhora em 68% neste contexto, promovendo uma força de trabalho mais saudável e resiliente.

Outros pontos importantes relacionados ao engajamento interno são a redução do absenteísmo e a melhora do NPS interno.

Estratégias para aumentar o engajamento

Para promover o engajamento dos colaboradores, é possível adotar diversas estratégias, como:

  1. Mapear os benefícios desejados e de maior impacto na vida dos trabalhadores e oferecê-los às equipes;
  2. Ter uma liderança apoiadora e colaborativa que incentiva, auxilia e apoia os times;
  3. Realizar pesquisas de engajamento para medir o nível de engajamento e identificar pontos de melhoria;
  4. Oferecer capacitação de forma contínua para que os colaboradores se sintam valorizados, produtivos e motivados;
  5. Reconhecer os esforços e recompensar bons desempenhos ou aqueles acima das expectativas;
  6. Incentivar o feedback contínuo, tanto entre a liderança quanto entre um pares, fomentando um ambiente aberto ao diálogo que facilite a identificação e resolução rápida de problemas;
  7. Promover o bem-estar dos colaboradores, a partir de iniciativas internas, incentivando atividades fora da empresa e respeitando o momento de descanso dos profissionais;
  8. Promover o respeito à diversidade e inclusão, fator capaz de maximizar o senso de pertencimento e o envolvimento dos funcionários.

Outros fatores que impactam no engajamento 

Comunicação 

Uma das formas mais simples e eficazes de manter o engajamento é a partir de uma comunicação clara e assertiva. Isso inclui:

  • Oferecer informações, valores e princípios à equipe de forma transparente;
  • Manter um diálogo aberto e construtivo;
  • Utilizar da comunicação não violenta entre equipes e liderança;
  • Estimular a produtividade sem recorrer a críticas desmotivadoras;
  • Sempre que possível, reconhecer e elogiar os profissionais;
  • Dar feedbacks negativos ou de melhoria de forma individual, fazendo com que os profissionais não se sintam expostos.

Liderança eficaz

O papel do líder é fundamental para a manutenção do engajamento interno. Para isso, a liderança deve:

  • Conquistar a confiança e o respeito da equipe;
  • Dar o exemplo e motivar as pessoas a darem o seu melhor;
  • Oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento profissional;
  • Compartilhar conhecimentos que possam impactar positivamente o dia a dia dos profissionais;
  • Não demonstrar favoritismo;
  • Reconhecer os bons resultados e apoiar na solução de problemas.

Cultivar o engajamento dos colaboradores também é uma estratégia para o sucesso organizacional!

Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas que valorizam e engajam seus funcionários têm maior probabilidade de alcançar resultados superiores e se destacarem como lugares desejados para se trabalhar.

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