O termo Quociente Emocional, ou simplesmente QE, ainda é pouco difundido, mas tem uma grande importância no meio empresarial. Resumidamente, trata-se da capacidade de gerir as próprias emoções.
Por muito tempo, o Quociente Intelectual (QI) foi priorizado para nortear contratações e ações dentro de empresas. Recentemente, porém, cada vez mais se evidencia a necessidade de estar com a saúde mental em dia, inclusive para os trabalhadores.
Para explicar esse assunto tão importante no mundo corporativo, o blog da RP Ponto preparou um conteúdo completo que vai ajudar você a entender o que é o QE e como utilizá-lo a seu favor. Confira!
Qual a importância do QE para as empresas?
No contexto atual, com um alto índice de insatisfação no trabalho no Brasil, a atenção à saúde mental dos trabalhadores torna-se ainda mais importante. Nesse cenário, a capacidade de lidar com as emoções no ambiente de trabalho ganha destaque.
Existem muitas pessoas competentes e com currículos respeitáveis, mas que não conseguem render o esperado. Por que essas habilidades não estão sendo transformadas em resultados? A resposta pode estar em outros aspectos, não necessariamente no conhecimento.
Para que um colaborador tenha sucesso em uma empresa, o trabalho em equipe é um dos requisitos. Isso acarreta a necessidade de interagir com outros indivíduos, resolver problemas e agir sob pressão, o que exige um preparo adequado do trabalhador para lidar com as próprias emoções e as de seus colegas de trabalho.
Como orientar os trabalhadores corretamente sobre inteligência emocional?
Além de selecionar novos integrantes da empresa levando em consideração o Quociente Emocional, também é preciso se atentar aos que já estão no time. Eles têm as habilidades necessárias ou precisam de treinamento?
Incentivar a prática de atividades físicas, a procura por novos lazeres e o planejamento de longo prazo são algumas das ações para melhorar a qualidade de vida do trabalhador, impactando também no rendimento dele.
Já no ambiente de trabalho, é essencial manter um clima leve para os colaboradores, sem criar uma relação conflituosa em que todos se sentem constantemente pressionados. Além disso, estimular a integração e harmonia entre os funcionários também contribui para um ambiente saudável.
Quais são os pontos positivos de um Quociente Emocional alto?
São muitos os pontos positivos quando se tem um Quociente Emocional médio elevado. Se a empresa cumprir com o que é necessário para um bom QE, terá os seguintes benefícios:
- Aumento na produtividade;
- Melhora no relacionamento interpessoal na empresa;
- Redução da incidência de problemas psicológicos na equipe;
- Facilitação da liderança;
- Maior assertividade para tomadas de decisões;
- Ambiente de trabalho saudável;
- Melhora nos resultados.
Melhore seu RH com a RP Ponto!
A automação de atividades repetitivas também auxilia na redução do estresse e nos cuidados com a saúde mental de sua equipe. Para isso, a RP Ponto oferece soluções de controle de ponto para melhorar o RH da sua empresa!
Eliminando tarefas desnecessárias, você poderá focar no que realmente importa e trazer resultados expressivos para o seu negócio!
Acesse o site da RP Ponto e clique aqui para saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar você.


