Tudo o que o seu RH precisa saber sobre as novas atualizações da NR-1

A Norma Regulamentadora Número 1 (NR-1) é a principal diretriz brasileira sobre segurança e saúde no trabalho, estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e serve como base para as demais normas regulamentadoras (NRs), definindo princípios e diretrizes gerais para garantir ambientes de trabalho seguros, saudáveis e organizados

Seu objetivo central é prevenir riscos ocupacionais, sejam eles físicos, químicos, biológicos e, a partir de sua atualização mais recente, psicossociais, promovendo o bem-estar dos colaboradores e a sustentabilidade dos negócios.

Mas por que RHs e empresários devem estar por dentro das mudanças dessa norma? Falaremos sobre isso no conteúdo a seguir, por isso, continue a leitura.

Principais mudanças da NR-1

A atualização da NR-1, que entrou em vigor em maio de 2025, foi motivada pelo aumento expressivo de casos de desgaste emocional, estresse e adoecimento mental no mercado de trabalho brasileiro. 

Diante desse cenário, a nova NR-1 amplia o foco da segurança do trabalho, tornando obrigatória a gestão ativa dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas, incluindo questões como:

  • estresse; 
  • assédio; 
  • sobrecarga de trabalho; 
  • falta de suporte emocional.

Agora, as empresas devem identificar, avaliar, documentar e controlar esses riscos com o mesmo rigor dedicado aos riscos físicos e ambientais. 

Outras mudanças importantes da NR-1 estão relacionadas a:

  • Obrigatoriedade de treinamento e capacitação para líderes e equipes, com foco em identificar sinais de problemas psicossociais e agir preventivamente;
  • Participação ativa dos colaboradores na gestão do ambiente de trabalho, por meio de canais seguros para denúncias e feedbacks;
  • Monitoramento e auditorias contínuas para avaliar a eficácia das ações e ajustar estratégias;
  • Gestão documental rigorosa, mantendo registros atualizados e disponíveis para fiscalização;
  • Engajamento da alta liderança para garantir que a saúde mental seja prioridade estratégica da empresa.

Embora a norma entre em vigor em maio de 2025, a fiscalização com aplicação de multas será a partir de maio de 2026. Esse período de 12 meses será dedicado à orientação e adaptação das empresas, permitindo que todas tenham tempo hábil para ajustar processos e promover ambientes mais seguros antes do início das penalidades. 

Por que o RH deve se adequar às novas normas

O setor de Recursos Humanos é protagonista na implementação de novas políticas, normativas e tecnologia. Por isso, cabe ao RH adaptar processos internos, desenvolver novas competências nas lideranças e garantir o alinhamento às exigências legais da NR-1.

Ignorá-la pode trazer consequências sérias para as empresas, como multas, processos trabalhistas, aumento de afastamentos e prejuízos à reputação. 

Por outro lado, a adequação à norma é uma oportunidade de fortalecer a cultura organizacional, aumentar o engajamento, reduzir custos e atrair talentos.

Para garantir a conformidade entre os processos internos e as atualizações da Normativa Número 1, o RH deve:

  • Revisar e atualizar o PGR, incluindo fatores psicossociais com base em diagnósticos internos e pesquisas de clima;
  • Desenvolver um cronograma de treinamentos contínuos para todos os níveis, focando em prevenção e gestão dos riscos psicossociais;
  • Implementar auditorias internas e pesquisas periódicas para monitorar a eficácia das ações e identificar melhorias;
  • Organizar e manter toda a documentação relacionada à segurança e saúde no trabalho, facilitando auditorias e garantindo transparência;
  • Engajar a alta liderança para definir metas, alocar recursos e reforçar a saúde mental como prioridade estratégica;
  • Disponibilizar canais confidenciais para denúncias e relatos de riscos, incentivando a participação dos colaboradores.

O que muda para as empresas com a nova NR-1?

A organização passa a ter a obrigação legal de mapear e gerenciar riscos físicos e psicossociais. O que exige uma mudança cultural, com mais transparência, participação dos colaboradores e foco em prevenção. 

O cumprimento da NR-1 reduz afastamentos, melhora a produtividade, fortalece a imagem institucional e diminui custos com saúde e turnover. 

E o que muda para os colaboradores?

Para os colaboradores, a novas normativas representam um ambiente de trabalho mais equilibrado, seguro e acolhedor. 

A empresa deve levar a sério o impacto do trabalho na saúde mental, prevenindo sobrecarga, assédio e pressão excessiva. Que se traduz em mais qualidade de vida, maior disposição, menos afastamentos e um clima organizacional mais positivo. 

Com ela, os trabalhadores passam a ter canais seguros para relatar riscos e participar ativamente da construção de um ambiente saudável.

A NR-1 atualizada, além de uma obrigação legal, é uma oportunidade estratégica para transformar o ambiente de trabalho, promover saúde mental e impulsionar resultados sustentáveis. E o RH, ao assumir esse protagonismo, contribui para uma cultura organizacional mais humana, inovadora e produtiva

Garanta os melhores processos com a RP Ponto

Trabalhar a adequação à NR-1 é proteger o maior ativo da empresa, que são as pessoas, construindo um ambiente de trabalho sustentável, produtivo e inovador

E não estar em conformidade com ela pode resultar em multas, processos judiciais, interdição de atividades e danos à reputação, além de aumentar custos com afastamentos e turnover.

Por isso, contar com parceiros estratégicos é fundamental para garantir que o RH esteja atualizado e preparado para as novas exigências. A RP Ponto, presente em mais de 150 cidades, oferece consultoria especializada para apoiar sua empresa na adequação à NR-1, principalmente em questões relacionadas a gestão de dados de jornada

Com uma equipe dedicada, a RP Ponto assume a coleta, análise e organização dos dados necessários para a conformidade da carga horária cumprida pelos colaboradores em relação às normas legais, liberando o RH para focar em ações estratégicas, como o fortalecimento da cultura organizacional e a promoção do bem-estar. 

Entre em contato e descubra como a RP Ponto pode ajudar sua empresa a se destacar no cumprimento da NR-1, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e alinhado aos valores do seu negócio.

Quociente emocional
Engajamento e Produtividade no Trabalho

O que é o Quociente Emocional?

O Quociente Emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções e, no mundo corporativo, também as dos colegas de trabalho. Saiba mais!

Leia mais
Duas mãos se cumprimentam com um aperto firme sobre uma mesa com papéis e uma pasta amarela, sugerindo um ambiente corporativo.
Gestão de Ponto e Controle de Jornada

Os profissionais PJ também devem bater ponto?

O mercado de trabalho brasileiro passa por transformações diariamente, seja no perfil dos trabalhadores, das empresas, ou até nos modelos de contratação. Com essas modificações,

Leia mais