O que é a liderança situacional e como ela melhora o engajamento dos trabalhadores? 

Uma empresa com uma liderança eficaz faz toda a diferença para que os negócios sigam bem e sejam bem-sucedidos. No cenário corporativo, existem alguns modelos de gestão e liderança. E, entre elas, a liderança situacional se destaca. 

Diferentemente da liderança tradicional, a situacional é flexível e se adapta às necessidades de cada situação e de cada colaborador, em vez de adotar uma abordagem única.

No texto a seguir, o blog da RP Ponto explica o que é a liderança situacional, como ela funciona na prática e de que forma pode melhorar o engajamento e o desempenho da equipe. Continue a leitura para saber mais! 

Como surgiu a liderança situacional? 

O conceito de liderança situacional foi desenvolvido pelo empresário nova-iorquino Paul Hersey e pelo autor Ken Blanchard

Com a liderança situacional, é possível alcançar adaptabilidade, foco, flexibilidade e uma tomada de decisão adequada ao contexto e à demanda de cada momento. 

A proposta da liderança situacional é que o líder alterne entre quatro estilos principais, conforme a necessidade

Os quatro estilos da liderança situacional 

Paul Hersey e Ken Blanchard definiram quatro estilos principais de liderança, que podem ser aplicados de acordo com o momento. São eles:

  • Direção (determinar): o líder dá instruções claras e acompanha de perto. É indicado para colaboradores iniciantes, com pouca experiência ou confiança;
  • Orientação (orientador): o líder ainda orienta, mas começa a ouvir mais e explicar os motivos das tarefas. É útil quando o colaborador tem alguma habilidade, mas ainda precisa de motivação e apoio;
  • Apoio (ou compartilhar): o líder foca na motivação e no envolvimento, dando mais autonomia ao time. É mais indicado quando o colaborador já tem competência, mas precisa de confiança;
  • Delegação (delegar): o líder confia no time para tomar decisões e apenas acompanha os resultados. É ideal para equipes maduras, experientes e autônomas.

Dessa forma, a liderança situacional é flexível e centrada nas pessoas. Ela exige que o líder saiba avaliar o contexto e ajustar seu estilo para maximizar o desempenho da equipe e o desenvolvimento individual.

Exemplos práticos de liderança situacional

No dia a dia corporativo, é possível viver e acompanhar a liderança situacional em prática. Algumas situações podem ser: 

Exemplo 1

Um novo funcionário acabou de ser contratado e ainda está aprendendo o processo de trabalho. A ação do líder é adotar o estilo diretivo e explicar passo a passo o que deve ser feito, definir os prazos e acompanhar de perto, já que o novo colaborador ainda não tem experiência suficiente para atuar de forma autônoma.

Após algumas semanas, esse novo funcionário já domina as tarefas, mas ainda tem dúvidas sobre decisões mais complexas. 

O líder passa a adorar o estilo de orientador, continua dando suporte e explicando  “o porquê” das decisões. Nesse momento, o funcionário já tem capacidade técnica, mas ainda precisa de encorajamento e também de validação.

Exemplo 2

Nessa situação, um grupo de analistas com anos de experiência trabalha em um novo projeto e o líder adota o estilo de apoio, envolvendo o time nas decisões, pedindo opiniões e valorizando ideias, porque o grupo tem competência técnica, mas o líder precisa manter a motivação e o senso de pertencimento.

Exemplo 3

Já neste caso, uma equipe sênior de desenvolvimento trabalha sozinha na criação de um produto. O líder adota o estilo de delegação, confiando no time para decidir e apenas acompanha os resultados, visto que a equipe tem alta maturidade, domina o que faz e não precisa de supervisão constante.

Como a liderança situacional pode engajar e melhorar a produtividade da equipe? 

Uma gestão que desempenha a liderança situacional de forma bem estruturada gera inúmeras vantagens para a empresa e para o colaborador. 

Ela aumenta a eficiência e produtividade da equipe, ao adaptar e adequar a tarefa à experiência e conhecimento de cada colaborador, tornando o seu desempenho mais direcionado e rápido. Isso faz cada membro da equipe se sentir respeitado, valorizado e apoiado, aumentando o engajamento.

Com a liderança situacional também desenvolve a autonomia e senso de responsabilidade dos colaboradores. 

Com o passar do tempo, o líder situacional reduz o controle e aumenta a liberdade da equipe, estimulando o crescimento e melhora da motivação. 

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Para melhorar ainda mais a liderança situacional da sua empresa, é preciso contar com um sistema eficiente de controle e registro de pontos. 

Um sistema de registro de pontos bem gerido e estruturado vai além da marcação de horários, mas promove disciplina, transparência e engajamento, criando condições para que a equipe trabalhe com mais foco e responsabilidade.

A RP Ponto dispõe de uma consultoria especializada, relógios e tablets para registro e gerenciamento de pontos. Ao adotar soluções como essas, sua empresa tem mais confiabilidade e segurança no controle de pontos. 

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