A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma novidade, e se consolidou como parte da rotina das empresas. Do atendimento ao cliente à análise de dados, as soluções de IA estão presentes em diferentes áreas, trazendo ganhos de produtividade e inovação. No entanto, esse avanço gerou inseguranças que trazem luz ao debate sobre o uso de IAs no trabalho.
Uma pesquisa global da EY, realizada com quase mil executivos de alto escalão em 21 países, revelou que a adoção de IA avança mais rápido do que as diretrizes de uso. Embora 88% das empresas já utilizem essas ferramentas, menos de 60% dos líderes conhecem os riscos envolvidos. Entre os temores, estão a perda de postos de trabalho, a obsolescência de determinados cargos e o risco de manipulação ou geração de informações falsas.
Para o RH, essa realidade representa um desafio: aproveitar ao máximo o potencial da IA e, ao mesmo tempo, garantir que ela seja vista como aliada, e não como ameaça.
Promover a harmonia entre profissionais e Inteligência Artificial pode ser o diferencial competitivo que vai definir o futuro de equipes mais inovadoras e resilientes. Acompanhe mais sobre o assunto a seguir.
IA como parceira, não como substituta
O receio de que a IA “roube empregos” não é infundado, mas é incompleto. Como mostra um estudo da McKinsey Global Institute, a aplicação correta da tecnologia pode liberar os profissionais de tarefas repetitivas, permitindo que eles se dediquem a atividades estratégicas, criativas e de relacionamento humano, competências que a IA não é capaz de replicar.
No recrutamento e seleção, por exemplo, sistemas inteligentes conseguem validar documentos em menos de um segundo, reduzir o tempo de triagem de currículos e apontar candidatos com maior aderência ao perfil da vaga. Cabe ao RH interpretar essas informações, conduzir entrevistas humanizadas e avaliar aspectos comportamentais que a tecnologia não mensura.
Ou seja, quando bem utilizada, a IA não substitui o trabalho humano: ela o potencializa.
Qual é o papel do RH na integração entre pessoas e IA?
Promover a harmonia entre equipes humanas e sistemas de Inteligência Artificial exige mais do que instalar softwares. É uma transformação cultural que envolve capacitação e acompanhamento contínuo.
Aqui estão algumas ações práticas que o RH pode adotar para conduzir essa integração:
Educar sobre o uso da IA
A resistência à tecnologia costuma estar ligada à falta de informação. Investir em treinamentos que mostrem como a IA funciona, suas limitações e possibilidades ajuda a reduzir inseguranças e a aumentar a adesão.
Além disso, outros métodos que geram resultados são workshops interativos em que os funcionários possam testar ferramentas de IA, tutoriais e manuais internos com exemplos aplicados à rotina da empresa, e simulações de problemas reais que podem ser resolvidos com o uso da tecnologia..
Estimular o uso ético e transparente
O uso ético da IA passa pelo cumprimento da legislação, especialmente a LGPD, pela transparência nas decisões automatizadas e pela responsabilidade no tratamento de dados. O RH pode liderar a elaboração de políticas internas que garantam essas práticas.
Envolver a equipe na adoção da tecnologia
Antes de implementar novas ferramentas, ouvir as percepções dos colaboradores e envolver diferentes áreas no processo de escolha e configuração das soluções aumenta o engajamento e reduz resistências.
Focar em habilidades complementares
A IA é excelente em lidar com grandes volumes de informação, mas não possui criatividade, empatia ou senso crítico. Programas de capacitação devem reforçar competências que se somem às capacidades tecnológicas, criando equipes mais completas.
Acompanhar métricas e ajustar processos
O uso da IA deve ser constantemente avaliado. Isso inclui monitorar produtividade, clima organizacional, qualidade dos resultados e possíveis impactos negativos sobre a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.
IAs no trabalho: um diferencial competitivo
Empresas que tratam a IA como parceira de trabalho e investem na sua integração com equipes humanas tendem a obter resultados superiores. No estudo da consultoria EY está apontado que a confiança e o engajamento dos funcionários aumentam quando há clareza sobre o papel da tecnologia.
Ao reduzir tarefas técnicas, a IA permite que profissionais explorem melhor as capacidades humanas. Enquanto para o negócio, isso reflete em uma maior produtividade, agilidade nas decisões e vantagem competitiva no mercado.
Conte com a RP Ponto para otimizar sua gestão
A RP Ponto acredita que a tecnologia deve servir para simplificar processos e liberar tempo para o setor do RH. Por isso, desenvolvemos soluções de controle de ponto, ajudando o RH a gerir jornadas de forma precisa.
Com nossos sistemas, você integra dados, automatiza registros e garante informações seguras para tomada de decisão, tudo com suporte especializado e personalizado para o seu negócio.
Assim, sua empresa pode viver o melhor dos dois mundos: tecnologia de ponta e equipes humanas engajadas. Clique aqui e conheça nossas soluções.


