Como fazer uma gestão de ponto de forma eficiente e assertiva?

Donos de empresas e funcionários da área de Recursos Humanos (RH) certamente já estiveram à frente do desafio da gestão de ponto. 

Ponto diz respeito ao registro da jornada de trabalho de um colaborador, ou seja, a marcação das horas de entrada, saída e intervalos durante seu expediente. E ter uma boa 

gestão para esse processo é fundamental para as organizações! 

Por isso, o que chamamos de gestão de ponto é essencial para otimizar o tempo e reduzir erros, além de ser a chave para cumprir a legislação trabalhista.

Para auxiliar a sua empresa a ter uma gestão de ponto assertiva, a RP Ponto preparou um guia completo do tema! Confira abaixo!

O que é gestão de ponto?

A gestão de ponto envolve o processo de monitoramento, controle e administração desses registros da jornada de trabalho dos colaboradores, a fim de garantir a precisão dessas informações, que são importantíssimas, principalmente para estar de acordo com a lei.

Além de registrar as entradas e saídas, a gestão de ponto também inclui o controle de intervalos, faltas, atrasos, horas extras e outros elementos relacionados à rotina de trabalho.

Segundo o artigo 74, parágrafo 2º, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), “para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho”. 

Ainda, segundo a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), expressa na Súmula 338, cabe ao empregador a responsabilidade de comprovar a jornada de trabalho do colaborador. 

Caso os registros de ponto não sejam apresentados de forma justificada, considera-se, de maneira relativa, como verdadeira a jornada de trabalho informada pelo empregado, aponta o TST. 

O que diz a lei sobre a jornada e as pausas?

É fundamental que a gestão de ponto esteja sempre alinhada com a legislação trabalhista vigente. 

O não cumprimento das normas, como o registro correto das horas extras, intervalos e jornadas de trabalho, pode resultar em multas e ações trabalhistas. 

Mas vale lembrar que sistemas de ponto modernos geralmente já incluem essas regras configuradas, o que ajuda a evitar problemas legais.

Sobre as pausas e jornada de trabalho, a CLT instaura algumas regras. Dentre elas, destacam-se: 

  • O intervalo intrajornada, que é o período destinado ao descanso e à alimentação, não é contado dentro da jornada de trabalho. Conforme o artigo 71 da CLT, para quem tem uma jornada superior a seis horas deve haver um intervalo mínimo de uma hora. Para jornadas inferiores, o intervalo deve ser, no mínimo, de 15 minutos;

  • Se o intervalo não for concedido ou for descumprido, o empregador deverá pagar o tempo correspondente como horas extras, com um acréscimo de pelo menos 50% sobre o valor da hora normal de trabalho;

  • Em casos específicos, como o fornecimento de refeições em um local adequado, o intervalo de uma hora pode ser reduzido para 30 minutos, desde que haja autorização do Ministério Público do Trabalho. A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) possibilitou essa redução para 30 minutos, desde que haja uma cláusula em convenção ou acordo coletivo;

  • A legislação também permite que o empregado trabalhe até duas horas extras por dia, desde que haja um acordo individual, convenção ou acordo coletivo. Essas horas extras devem ser pagas com um adicional mínimo de 50% sobre o valor da hora normal ou compensadas por meio de banco de horas.

Por que é importante ter uma boa gestão de ponto?

Uma gestão de ponto bem-feita traz inúmeros benefícios para as empresas, como o controle preciso de horas trabalhadas, evitando erros de pagamento e garantindo o cumprimento de leis trabalhistas. 

A gestão de ponto eficiente tem como objetivo:

  • Assegurar conformidade com as leis trabalhistas, evitando problemas legais relacionados ao pagamento incorreto de horas trabalhadas ou ao descumprimento das normas;

  • Otimize o tempo e recursos, automatizando o controle de jornada e reduzindo erros humanos, especialmente quando se utiliza sistemas eletrônicos de ponto;

  • Ajudar na análise de desempenho e assiduidade dos colaboradores, fornecendo dados para tomada de decisões, como avaliações de produtividade e planejamento de escalas de trabalho.

Por meio dos relatórios obtidos deste sistema, é possível realizar uma boa análise de dados. Assim, observa-se o dia a dia em detalhes, notando questões como faltas, horas extras e sobrecarga de trabalho. 

Essas informações podem ajudar os gestores a tomarem decisões mais assertivas e melhorar a alocação de recursos dentro da empresa.

Por que contar com um parceiro para a sua gestão de ponto?

Investir em uma gestão de ponto eficiente é chave para o sucesso organizacional. Hoje, com os avanços tecnológicos, é possível contar com uma aliada: a tecnologia, tornando este um processo ágil e preciso, resultando em benefícios para a organização e para os colaboradores.

A automação da gestão de ponto oferece uma grande vantagem: a redução de erros de cálculo. Quando feita manualmente, o controle de ponto está sujeito a falhas, como registros incorretos de horas e equívocos nos cálculos de horas extras. 

Com um sistema automatizado, essas falhas são minimizadas, garantindo que os salários sejam pagos corretamente e dentro do prazo.

Ainda, com a crescente adoção de modelos de trabalho flexíveis, como home office e jornadas variáveis, é importante que a gestão de ponto seja adaptável. Por isso, as soluções devem ser ainda mais eficientes, atendendo os colaboradores que trabalham no escritório ou remotamente.

Por essa razão, além da tecnologia, é possível contar com um parceiro especializado, que vai ajudar na escolha de sistemas de ponto eletrônico e de uma instalação de processos personalizada para as necessidades do estabelecimento. 

Conheça a RP Ponto e otimize sua gestão de ponto!

A RP Ponto oferece soluções para controle de ponto e acesso, incluindo:

  • Gestão de Ponto e Horário: a RP Ponto fornece soluções de software e hardware para rastrear as horas trabalhadas dos funcionários, incluindo presença, horas extras e faltas;

  • Controle de Acesso: a RP Ponto oferece sistemas para gerenciar e monitorar pontos de entrada e saída, garantindo segurança e restringindo o acesso apenas a funcionários autorizados;

  • Serviços de Consultoria: a RP Ponto fornece serviços de consultoria especializados para ajudar as empresas a gerenciar dados de ponto dos funcionários, incluindo coleta de dados, análise e relatórios;

  • Hardware e Software: a RP Ponto oferece uma variedade de soluções de hardware e software, incluindo relógios de ponto, sistemas de controle de acesso e software para gerenciar dados de ponto e horário.

    E muito mais!

As soluções RP Ponto são escaláveis e flexíveis para atender às necessidades de empresas de todos os tamanhos e setores.

Além disso, estamos comprometidos com a inovação e desenvolvemos continuamente novas e melhores soluções para atender às expectativas em constante evolução dos clientes. 

Para saber mais sobre a RP Ponto e como se tornar um parceiro, acesse aqui.

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