Como a automação pode trazer benefícios para o RH

O setor de Recursos Humanos é um dos mais estratégicos na empresa e realiza diversas tarefas essenciais durante o dia a dia. Por conta disso, soluções de automação são sempre bem-vindas para dar agilidade às atividades.

Trazer esse tipo de tecnologia para o ambiente de trabalho aumenta a produtividade, além de garantir o bem-estar dos profissionais de Recursos Humanos e fazer com que a empresa se torne mais competitiva.

Confira, no texto a seguir, como funciona a automação e os seus impactos no RH.

O que é automação?

A automação consiste no uso de tecnologia para a realização de atividades de forma automática, com o mínimo de intervenção humana possível. Ela é utilizada em vários setores das empresas, principalmente em atividades repetitivas.

Para automatizar, é necessário investir em tecnologia. A inteligência artificial costuma ser a ferramenta mais utilizada, por meio da técnica de machine learning. Com ela, a IA consegue aprender a partir de dados e executar as tarefas de forma mais ágil que o ser humano.

Para exemplificar, a automação pode ser utilizada na folha de pagamento. Por meio de um software específico, é possível calcular, de forma automática, descontos e taxas, além de agendar pagamentos de salários e benefícios.

Como a automação pode ser aplicada no RH

Automação traz benefícios para o RH
Automação traz benefícios para o RH

O processo de automação pode ser aplicado em diversos setores do RH, facilitando o trabalho durante o dia a dia. Veja, a seguir, alguns exemplos:

Controle de ponto

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), realizar o controle da jornada de trabalho é uma obrigação de todas as empresas com mais de 20 funcionários. No entanto, quanto maior a organização, mais complexo se torna o processo de gestão de entradas e saídas.

Com a automação do RH, é possível fazer o controle do ponto por meio de um dispositivo eletrônico, em que o colaborador registra seus horários de trabalho, e as informações são enviadas a uma central, responsável por organizar as horas trabalhadas.

Esse processo faz com que a gestão da jornada seja mais fácil para o RH e evita erros na hora de fechar a folha de pagamento.

Recrutamento

Com o uso de softwares especializados, o RH pode otimizar a escolha de profissionais para participar dos processos seletivos ou enviar feedbacks de forma automática.

A automação pode ajudar a encontrar, de forma simplificada, um perfil de candidato desejado ou ainda outras características, como localização, experiência profissional, formação, entre outros.

Também é possível realizar um recrutamento e seleção completamente online, evitando custos extras com atividades, além de otimizar o tempo dos funcionários da empresa e dos candidatos.

Avaliação de desempenho

Uma das funções do RH é avaliar o desempenho dos colaboradores, analisando resultados como vendas e produtividade. Com a automação, esse processo pode ser feito de forma periódica, sempre que chega uma data específica.

Benefícios da automação no RH

Um dos maiores benefícios da automação no RH é a eliminação de tarefas manuais e repetitivas. Com isso, ocorre uma redução no número de erros humanos, economia de tempo e custos operacionais, além de maior produtividade do RH.

Ferramentas de automação também facilitam a comunicação entre líderes e colaboradores. Isso garante que as informações cheguem a todos de forma ágil e organizada.

Em resumo, investir em ferramentas de automação permite que os profissionais de RH foquem no que realmente importa: as pessoas.

Facilite a gestão do RH com a RP Ponto! 

A RP Ponto oferece consultoria especializada para gerenciar a coleta e análise dos dados de ponto dos colaboradores, seja no escritório, na loja ou no home office, trazendo mais segurança e agilidade para a gestão no RH. 

Nossa análise estratégica de ponto consiste em: 

  • Identificar padrões e tendências em ausências de horas extras;
  • Recomendações personalizadas para reduzir custos e melhorar a produtividade;
  • Avaliação detalhada da distribuição atual de horas trabalhadas; 
  • Análise comparativa das políticas vigentes com as melhores práticas do mercado; 
  • Utilização de dados históricos para prever necessidades futuras relacionadas à mão de obra; 
  • Desenvolvimento de estratégias para implementação de horários flexíveis e bancos de horas; 
  • Recomendação para alinhamento de políticas de tempo aos objetivos estratégicos da empresa; 

Acesse aqui e conheça mais detalhes sobre as soluções da RP Ponto.