Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Entenda as regras

Quando pensamos no Carnaval, logo imaginamos blocos de rua, desfiles de escola de samba e aquele feriadão para curtir a folia ou descansar. Mas você sabia que a terça-feira de Carnaval não é feriado nacional

Isso mesmo! Apesar de amplamente comemorada em todo o país, a data é considerada um ponto facultativo na maioria dos estados e municípios, o que significa que as empresas e órgãos públicos não são obrigados a conceder folga aos seus colaboradores.

Essa confusão acontece porque muitos estados e cidades adotam o Carnaval como feriado local por meio de leis próprias. No entanto, onde não existe essa legislação, a decisão sobre a folga cabe às empresas. Isso pode impactar diretamente a rotina de trabalho, levando a dúvidas sobre obrigatoriedade de expediente, descontos salariais e até mesmo sobre compensação de horas.

Continue a leitura e entenda o que a legislação trabalhista diz sobre o assunto, a diferença entre feriado e ponto facultativo, e como o departamento de RH pode gerenciar a presença dos funcionários nesse período.

Como é definida a data do Carnaval?

O Carnaval é uma festa móvel, ou seja, sua data varia a cada ano. Ele ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa, sendo a terça-feira de Carnaval o auge da celebração. Em 2025, a festa começa na sexta-feira (28 de fevereiro) e termina na Quarta-Feira de Cinzas (05 de março).

Essa definição segue o calendário litúrgico cristão, que estabelece a Páscoa no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono no hemisfério sul.

Diferença entre ponto facultativo e feriado

O feriado é uma data oficialmente estabelecida por leis federais, estaduais ou municipais. Quando um feriado é decretado, empresas e órgãos públicos devem respeitar a suspensão das atividades ou conceder folgas conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Já o ponto facultativo é uma decisão administrativa que permite que órgãos públicos e empresas escolham se vão ou não liberar seus funcionários. No caso da terça-feira de Carnaval, a União determina que é ponto facultativo, mas estados e municípios podem regulamentar de forma diferente.

Mas afinal, Carnaval é ou não feriado?

A própria União, por meio da Lei Federal 9.093/95 delegou para Estados e municípios a decisão de decretar, ou não, feriado estadual ou municipal.

Sendo assim, a resposta é: depende!

No Rio de Janeiro é feriado

Embora o Carnaval não seja um feriado nacional, o estado do Rio de Janeiro decretou, em 2008, que a terça-feira de Carnaval é feriado estadual

Isso significa que, independentemente da decisão das empresas, todos os trabalhadores fluminenses têm direito à folga remunerada.

Como funciona para as empresas?

Nos estados e municípios onde a terça-feira de Carnaval não é feriado, as empresas podem decidir se darão ou não a folga. Caso não concedam, os funcionários devem comparecer normalmente ao trabalho. 

Se um colaborador faltar sem autorização, a empresa tem o direito de descontar o dia ou exigir a compensação de horas, conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Empresas que adotam banco de horas podem negociar a compensação da folga em outro momento, de acordo com as regras estabelecidas em convenções coletivas ou acordos individuais com os trabalhadores.

Como o RH deve lidar com a folga no Carnaval?

O setor de Recursos Humanos precisa estar atento às regras locais e às convenções coletivas de trabalho para evitar problemas com os colaboradores. 

Algumas orientações incluem:

  • Verificar se a terça-feira de Carnaval é feriado no estado ou município da empresa.
  • Definir previamente se haverá expediente, folga ou trabalho em regime especial.
  • Comunicar as decisões com antecedência aos colaboradores.
  • Garantir que as regras de remuneração, banco de horas e horas extras estejam de acordo com a legislação vigente.

RP Ponto ajuda no controle de jornada

Independentemente da decisão da empresa sobre o Carnaval, ter um sistema eficiente de controle de ponto é essencial para garantir a transparência na gestão de jornada

Com a RP Ponto, é possível automatizar registros, evitar inconsistências e garantir conformidade com as leis trabalhistas. Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Agora que você já sabe que a terça-feira de Carnaval não é feriado em todo o Brasil, fique atento às regras da sua região e bom Carnaval!

Quociente emocional
Engajamento e Produtividade no Trabalho

O que é o Quociente Emocional?

O Quociente Emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções e, no mundo corporativo, também as dos colegas de trabalho. Saiba mais!

Leia mais
Duas mãos se cumprimentam com um aperto firme sobre uma mesa com papéis e uma pasta amarela, sugerindo um ambiente corporativo.
Gestão de Ponto e Controle de Jornada

Os profissionais PJ também devem bater ponto?

O mercado de trabalho brasileiro passa por transformações diariamente, seja no perfil dos trabalhadores, das empresas, ou até nos modelos de contratação. Com essas modificações,

Leia mais