A importância do PDI para uma empresa

Já ouviu falar sobre o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)? Ele é uma ferramenta que beneficia tanto a empresa quanto seus colaboradores. Se executado de maneira correta, potencializa os resultados, possibilitando um engajamento maior do trabalhador.

Em uma época em que 7 em cada 10 colaboradores estão insatisfeitos no trabalho, segundo pesquisa da Vidalink de 2024, é fundamental que as relações de trabalho sejam transparentes e positivas.

O alinhamento dos interesses entre os dois lados é um caminho para o desenvolvimento mútuo e, pensando nisso, o blog da RP Ponto preparou um passo a passo com as informações que você precisa saber sobre a elaboração do PDI.

Afinal, o que é um PDI?

O PDI nada mais é do que um plano elaborado para reger uma carreira. Dois personagens principais estão envolvidos: o colaborador e a empresa ou empreendedor que o contrata. Para que o plano seja assertivo, é preciso pensar em ambas as partes.

Do lado do colaborador, os anseios são muitos. A possibilidade de aumento na remuneração, promoções, reconhecimento por bom desempenho e aspirações pessoais são alguns dos fatores que as pessoas buscam ao ingressar em um trabalho.

Assim, quem os contrata não pode perder de vista tais questões. Se forem levadas em consideração, é mais provável que um funcionário esteja engajado com os objetivos da empresa. Em larga escala, isso transforma o ambiente de trabalho em uma verdadeira equipe com objetivos em comum.

Quais são os benefícios do PDI?

E como o desempenho do negócio é melhorado? A resposta passa pelo fato de que, com um PDI, o colaborador se sente valorizado e passa a ter aspirações profissionais dentro da própria empresa.

Como exemplo, alguém começou na empresa ocupando o cargo A e deseja chegar ao B. Se não houver perspectiva de crescimento na própria empresa, ele permanecerá na organização apenas pelo tempo necessário, migrando para outra quando considerar que está pronto para alcançar o cargo B, que era seu objetivo.

Se essa possibilidade existir dentro da própria companhia por meio de um plano elaborado pensando nas necessidades do colaborador, a chance de que ele saia no futuro é bem menor, pois se sente valorizado onde está.

Quais pontos observar ao aplicar um PDI?

Alguns dos pontos mais importantes quando se fala em PDI já foram mencionados no texto, mas, para simplificar, são:

  • Estar alinhado com os objetivos dos colaboradores;
  • Traçar metas realistas;
  • Definir um cronograma;
  • Feedback contínuo;
  • Definir objetivos com clareza;
  • Personalizar o plano de acordo com cada profissional.

Seguindo esses requisitos, seu plano será bem-sucedido, já que os colaboradores se sentirão valorizados ao receberem um plano feito especificamente para eles e que leve em conta possíveis mudanças que venham a ocorrer no futuro.

Em quais situações aplicar o PDI?

Existem diferentes ocasiões em que o PDI se aplica, cada uma à sua maneira. Seja na chegada do colaborador à empresa ou na hora de uma promoção, a utilização de um plano individual pode ser ideal. Estas são as principais ocasiões em que o plano pode ser aplicado:

Processo de integração à empresa

Também chamado de onboarding, o processo de integração pode ser difícil em certas ocasiões. Isso ocorre por inúmeros motivos, mas cabe à organização auxiliar no processo de adaptação do novo integrante.

O PDI funciona para facilitar esse processo de adaptação à cultura organizacional e possibilita que o colaborador trace um caminho de crescimento desde o primeiro dia na empresa.

Processos de promoção

É natural que processos de promoção não sejam simples. Tendo novas responsabilidades, leva algum tempo até que o colaborador esteja totalmente habituado a elas.

Nesse caso, o PDI pode facilitar essa transição ajudando o colaborador em questão a desenvolver as habilidades necessárias para o novo cargo, tornando a mudança mais suave para o colaborador e quem trabalha diretamente com ele.

Avaliações de desempenho

As avaliações de desempenho são ferramentas comuns no cotidiano empresarial, mas nem sempre são utilizadas corretamente. Para que seja feito seu aproveitamento correto, é interessante que se aplique um PDI.

O plano possibilita que a avaliação não seja simplesmente um feedback do trabalho, mas uma forma de orientar o que deve ser melhorado para alcançar o nível desejado pela empresa.

 A RP Ponto pode ajudar seu RH a focar em estratégia!

Para melhorar o desempenho do RH de sua empresa, é importante contar com tarefas automatizadas, diminuindo o tempo e os recursos gastos no cotidiano com práticas repetitivas.

Na RP Ponto, você encontra as soluções de controle de ponto ideais para sua empresa. Com elas, os processos do seu RH se tornam mais rápidos e seguros, facilitando o trabalho de todos os envolvidos e permitindo que o RH foque em ações estratégicas, como o desenvolvimento do PDI.

Para saber mais sobre como a RP Ponto pode ajudar a impulsionar sua empresa, entre em contato conosco.